Faça sua reserva

Polo Gastronômico da Varjota: 10 restaurantes para conhecer

Na região central de Fortaleza, próximo aos bairros mais procurados pelos turistas, como Mucuripe e Meireles, está localizado o bairro da Varjota, um pequeno reduto do que há de melhor na culinária da cidade. Com mais de 100 estabelecimentos gastronômicos, o Polo Gastronômico da Varjota, como é conhecida a região, tem opções para todos os gostos e bolsos.

Como uma boa experiência gastronômica faz parte de qualquer viagem interessante, resolvemos então listar 10 estabelecimentos localizados na Varjota que não podem deixar de ser incluídos no seu roteiro de férias. O bairro, além de super agitado, fica a cerca de 1km do nosso hotel, possibilitando um trajeto rápido e seguro de táxi, bicicleta ou mesmo a pé. Vamos lá?

1. Quintal da Varjota

Decoração elegante e ambiente agradável

Quintal da Varjota

De pratos internacionais a clássicos brasileiros, como a feijoada, tem uma decoração elegante e é recanto dos mais agradáveis para petiscar e bater um papo com os amigos. Nos fins de semana, além do menu caprichado, também tem música ao vivo!

Endereço: Av. Antônio Justa, 3525
Telefone: (85) 3109-3333

2. Cantina Caravaggio

Um dos destaques do restaurante é a lagosta

Cantina Caravaggio

Com atmosfera intimista, o restaurante italiano é famoso não só pelas massas, mas também pelos pratos com frutos do mar. Um dos destaques do restaurante é a lagosta. Ideal para um jantar a dois!

Endereço: Rua Professor Dias da Rocha, 199
Telefone: (85) 3242-4703

3. Marquês da Varjota

Oferece boas opções de comida nordestina

Restaurante português especializado em frutos do mar com boas opções de entrada e sobremesa, para quem quer uma experiência gastronômica completa – tudo isso ao som do tradicional fado. Também oferece boas opções de comida nordestina, como galinha caipira, carne de sol e moqueca.

Endereço: R. Frederico Borges, 426
Telefone: (85) 3023-5120

4. O Alemão

Conheça um pouquinho da Alemanha

Como o próprio nome já insinua, a ideia desse restaurante é fazer com que o cliente conheça um pouquinho da Alemanha: cada uma das áreas do restaurante, que possui um salão tradicional, área ao ar livre e uma área ni jardim, tem o nome de uma cidade alemã e decoração temática. Além de pratos e petiscos tradicionais, conta também com uma carta especial de cervejas nacionais e alemãs.

5. Assis, o Rei da Picanha II

Para quem não dispensa uma boa churrascaria, o Assis é uma opção deliciosa e com preço bem acessível. A segunda filial do restaurante, uma das mais freqüentadas (ao todo, são três), é uma das preferidas de quem vai quer uma cervejinha gelada com os amigos ou almoçar com a família.

Endereço: R. Ana Bilhar, 1356
Telefone: (85) 3267-3021

6. João do Bacalhau

O restaurante serve várias versões do bacalhau

Conhecido pelo prato que dá nome ao restaurante, o estabelecimento português serve várias versões do bacalhau e também outros peixes e frutos do mar. Como sobremesa, não deixe de provar o pastel de Belém, outra iguaria tradicionalmente lusitana.

Endereço: Rua República do Líbano, 1079
Telefone: (85) 3267-3029

7. Floresta Brasil

Preços acessíveis

Gastrobar com preços acessíveis, o Floresta mantém seu público cativo em todos os horários: seja na hora do almoço, com self-service e pratos à la carte, na hora do jantar, com as famosas pizzas da casa, ou no happy hour, com drinks e música ao vivo.

Endereço: Rua Coronel Jucá, 210
Telefone: (85) 3085-8100

8. Cervejaria Turatti

Ambiente descontraído

Especializada em cervejas artesanais e petiscos (a casa conta, inclusive, com um self-service de aperitivos), a Turatti foi inaugurada recentemente, mas já está movimentando a noite de Fortaleza. Possui uma agenda ativa de apresentações ao vivo e um ambiente descontraído, ao ar livre, para tomar um chope gelado e de qualidade.

Endereço: R. Ana Bilhar, 1178
Telefone: (85) 3099-2829

9. Mercado Meireles

Um prato cheio para quem quer fazer um lanche rápido 

Localizado no bairro irmão da Varjota, o Mercado Meireles reúne mais de dez opções de gastronomia numa espécie de food park, com vários carrinhos de food truck que vendem de hambúrgueres e salgados a cafés e sopas – ou seja, um prato cheio para quem quer fazer um lanche rápido e está passeando em grupo.

Endereço: R. Frederico Borges, 27
Telefone: (85) 98735-1396

10. San Paolo Gelato Gourmet

É uma das opções mais procuradas na hora da sobremesa varjota 

Gelataria cearense que está aos poucos expandindo suas atividades para outros estados nordestinos (até agora, a marca está presente em Pernambuco, na Bahia e no Piauí), a San Paolo é uma das opções mais procuradas na hora da sobremesa. Se puder, prove o sabor Ninho San Paolo, o queridinho da casa.

E, é claro, não deixe de conhecer nosso restaurante, que é aberto ao público todos os dias e serve delícias no café da manhã, no almoço e no jantar!

Anota aí: para o seu dia começar bem, temos um buffet especial de café da manhã (6h30 às 10h) com grande diversidade de bolos, sucos e frutas da estação, além de uma estação gourmet. No almoço (11h30 às 15h), oferecemos vários tipos de carnes, peixes, guarnições e massas, com buffet livre e no peso. Já no jantar, além dos pratos oferecidos no almoço, há um menu diferenciado com sopas e consumés (19h às 23h) e música ao vivo. E isso tudo bem pertinho do mar, no Meireles, próximo ao coração da Varjota.

E aí, gostaram? Não deixem de comentar suas experiências nos restaurantes acima e nos dizer quais outros restaurantes vocês indicariam para os amigos! Para mais dicas de turismo gastronômico no Ceará, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais: @hotelbrasiltropical/ facebook.com/hotelbrasiltropical

Confira também o artigo: Dragão do Mar: todas as Fortalezas em um só lugar

logo rodape

Av. Abolição, 2323 - Meireles
CEP 60165-090
Fortaleza - Ceará - Brasil
+55 (85) 3266 7760
reservas@brasiltropical.com.br

Na melhor localização da cidade, próximo à feirinha de artesanato da Beira Mar. Apartamentos amplos e confortáveis. Restaurante aberto ao público e ótimos espaços para eventos.