O Ceará possui algumas praias belíssimas, com boa estrutura hoteleira, que são menos badaladas mas que revelam-se boas opções para quem quer conhecer pontos turísticos alternativos ou desfrutar de uma viagem romântica em meio à natureza e com mais tranquilidade.
Se você curte esta proposta, um bom destino é a cidade de Camocim! O município tem pouco mais de 62 mil habitantes e fica na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, mesorregião do Noroeste Cearense. É a terra natal do aviador Pinto Martins.
Camocim fica a cerca de 350 quilômetro da capital Fortaleza, um trajeto que dura no máximo 5 horas de carro, indo pela mesma estrada que dá acesso à Vila de Jericoacoara. Alguns turistas que fazem a chamada Rota das Emoções (Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses), costumam fazer uma parada em Camocim para conhecerem a Ilha do Amor.
Ilha do Amor
A Ilha do Amor é um ícone de Camocim e passar um dia por lá já vale a viagem!! Também conhecida como Ilha da Testa Branca, fica em frente à praia de Barreiras, ou Camocim. O visual é incrível, cercado de areia fofa e branca, manguezais, dunas e lagoas de água cristalina.
Para chegar lá, é necessário pegar um barco na Avenida Beira-Mar (negocia-se facilmente e não é necessário agendar com muita antecedência), de custo bastante acessível, ou balsa (um pouco mais caro), para quem estiver de carro com tração e quiser atravessar o Rio Coreaú. A travessia leva menos de dez minutos.
De lá, se tem um belo panorama da cidade de Camocim, com suas embarcações ancoradas à beira do rio. Suas dunas são uma atração especial, que em períodos de chuva ganham cores variadas.
Também é possível fazer passeios de buggies pelas dunas da Ilha do Amor até a praia de Tatajuba e praticar “esquibunda” – descida nas dunas em pranchas de madeira.
Camocim também é conhecida por sua tradição pesqueira. A abundância e qualidade dos mariscos da localidade a tornaram grande exportadora. Então você já pode imaginar que a gastronomia da cidade oferece mariscos muito frescos!
Admirando a poesia do mar
Além da Ilha do Amor, você não pode deixar de conferir em Camocim o Restaurante O Fortim. O estabelecimento é bastante simples e rústico, com estrutura semelhante a de uma barraca de praia e seu carro-chefe é Peixe ao Molho de Camarão. Os pratos são individuais e muito bem servidos. Imagine saborear peixes e camarões recém-pescados, curtindo uma brisa em frente porto de Camocim, admirando a poesia do mar, das jangadas e conversas dos pescadores…
Bem, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!! Camocim é mais um tesouro do Ceará e que merece ser revelado para todo o mundo. Se você está em busca de tranquilidade, um clima romântico e boa gastronomia, este é o lugar! Continue acompanhando as dicas do Hotel Brasil Tropical.
Confira o artigo Conheça Ubajara – ícone do Ecoturismo no Ceará!