Faça sua reserva

Conheça Ubajara – ícone do Ecoturismo no Ceará!

 

Conheça Ubajara - ícone do Ecoturismo no Ceará!

 

Ubajara é um município cearense que fica a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. Localizada na Serra da Ibiapaba, a quase 900 metros acima do nível do mar, a cidade possui um clima bem diferente da capital, com temperaturas que variam entre 17° C e 28° C. Conheça Ubajara – ícone do Ecoturismo no Ceará!

Além de ser verdadeiro paraíso verde e ter um climinha super ameno durante todo o ano, a cidade tem como maior atração o Parque Nacional de Ubajara. O parque é reduto de rica fauna, abrigando animais raros como o mico-estrela, o tamanduá, o macaco-prego, urubu-rei e gavião-casaca-de-couro.

A flora encontrada no parque se divide em duas vegetações predominantes: uma muito parecida com a Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d’arco-amarelo; e a outra é a Caatinga, com árvores como o jatobá, o angico e o marmeleiro. Uma mistura única!

O Parque Nacional de Ubajara também conta com trilhas, cachoeiras e a famosa Gruta de Ubajara. O acesso à gruta é feito por teleférico, de onde se pode completar uma vista panorâmica de beleza estonteante. De teleférico, chega-se ao local em cerca de 3 minutos. Mas para os amantes de uma boa aventura, é possível ir até a Gruta por meio de uma trilha de 7 quilômetros. São mais ou menos 4 horas de caminhada! Ficou animado?! 😉

 

cachoeira

 

Conheça Ubajara - ícone do Ecoturismo no Ceará!

 

CURIOSIDADES SOBRE A GRUTA:

• A Gruta de Ubajara também é conhecida como Gruta de Iracema por ser mencionada no livro de José de Alencar como o lugar em que a “virgem dos lábios de mel” teria passado uma noite antes de dirigir-se ao litoral cearense e encontrar seu amado.

• Com uma extensão de mais de 1 quilômetro e aproximadamente 75 metros de profundidade, a Gruta possui formação rochosa calcária de estalactites e estalagmites e é dividida em salas. As mais famosas são a Sala do Cavalo, com uma imagem muito semelhante ao referido animal formada nas paredes; e a Sala da Imagem, que recebe este nome por possuir uma escultura da Virgem de Lourdes, posta pelos antigos moradores da grande floresta nos tempos de catequização da região pelos padres Jesuítas.

• Além das salas, a gruta possui um túnel que leva até um riacho que deságua em uma lagoa de águas claras e geladas.

DICAS IMPORTANTES:

Como na maioria das regiões serranas, Ubajara possui altos índices pluviométricos e bastante nebulosidade em determinadas horas do dia, portanto, recomenda-se fazer as trilhas sempre com um guia devidamente treinado pela Cooperativa de Trabalho, Assistência ao Turismo e Prestação de Serviços Gerais – Cooptur.

O acesso ao Parque é gratuito, mas o visitante deve pagar pelos serviços como o passeio guiado pelas trilhas e cachoeiras, o roteiro histórico-cultural, a visita à Gruta e o passeio de teleférico.

Se você deseja planejar uma viagem à Ubajara e desfrutar das maravilhas do Parque e da Gruta, é importante entrar em contato com a administração do Parque Nacional de Ubajara antecipadamente para checar os horários de funcionamento, agendar os passeios e verificar se o teleférico está em funcionamento (já que ele para em alguns períodos para manutenção).

O trajeto de Fortaleza à Ubajara de carro dura em média 4 horas e 48 minutos, já a viagem de ônibus pode durar até 7 horas. As vias de acesso são a BR-222 e a CE-187.

Ubajara possui uma beleza mágica e vale a pena programar-se para conhecer este pedaço do Ceará!

Serviço:
PARQUE NACIONAL DE UBAJARA
Rodovia da Confiança, 187 – Zona Rural
Telefone: (88) 3634-1388

Veja também o artigo Conheça os encantos de Canoa Quebrada!

logo rodape

Av. Abolição, 2323 - Meireles
CEP 60165-090
Fortaleza - Ceará - Brasil
+55 (85) 3266 7760
reservas@brasiltropical.com.br

Na melhor localização da cidade, próximo à feirinha de artesanato da Beira Mar. Apartamentos amplos e confortáveis. Restaurante aberto ao público e ótimos espaços para eventos.